MESA-REDONDA: FORMAÇÃO DE CENTROS E GRUPOS DE PESQUISA EM ARTE E TECNLOGIA NO BRASIL 1

Realizaremos em 4 de dezembro de 2013, quarta-feira(Horario RN: 8h30 as11hs30;Horario de Brasília-Go-SP: 9h30 as 12h30)a primeira mesa-redonda midiática experimental do ciclo de  cinco palestras 2013/14 do Projeto 10 Dimensões relativas ao tema : Formação de Centros e Grupos de Pesquisa em Arte e Tecnologia no Brasil .

Notamos estar em curso no país recente processo de alastramento pelo país de nucleos na área e o concomitante surgimento de grupos de pesquisa em varios pontos do Brasil ; pretendemos prospectar os tipos de formação, metodos de trabalho e os processos para formar tais grupos, tendo em vista o interesse e a necessidade de também termos no Nordeste grupos nesse sentido.

Salientamos que esta mesa-redonda é experimental, pretendendo ser a primeira experiência do Projeto 10 Dimensões nesta estrutura em contexto nacional.

971259_562285857147904_2020599144_n

A mesa-redonda será realizada via Rede de Alta Definição gerida pela RNP/Rede Nacional de Pesquisa e envolve a transmissão simultaneamente midiática e presencial nas duas salas de Videoconferencias da UFRN e IFRN/Central, com acomodações para receber o publico de forma presencial na UFRN (POP RNP RN-Centro de Convivencia da UFRN) e IFRN/ Campus Central ( sala de VideoConferencias do IFRN/Central) e demais espaços nos IFRNs do Rio Grande do Norte, os quais farão sua divulgação específica.

DATA:
Dia 4 de dezembro de 2013, quarta-feira.
Horario RN: 8h30 as11hs30
Horario de Brasília-Go-SP: 9h30 as 12h30.
Convidados:
Prof. Dr. Cleomar Rocha, tendo em vista seu papel na formação e direção do Media Lab
UFG/Universidade Federal de Goias, importante centro de pesquisa na
área de Arte e Tecnologia no Brasil
(http://medialab.ufg.br/site/
http://www.youtube.com/watch?v=muoya3wAG3khttp://www.youtube.com/watch?v=4ne6AtTzqN8

Prof. Claudio Penteado, responsável pela proposta de criação do Bacharelado em Arte e Tecnologia perante a UFABC, ora em análise pela instituição
(1. Apresentação: http://www.youtube.com/watch?v=B0OZ6D6NubY
2. Discussão: http://youtu.be/HKXmL2cFrnk).

Rodrigo Savazoni , mestrando na UFABC, Chefe de Gabinete do Secretario de Cultura da Prefeitura de São Paulo e ex-Ministro da Cultura e responsável pela implantação de pontos de Cultura Digital no país (a confirmar).

LOCAIS para assistir presencialmente em NATAL/RN:
UFRN:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Sala de Videoconferencias POP RNP RN – Centro de Convivencia
Av. Sen. Salgado Filho, 3000/Campus Universitário – Lagoa Nova
Natal/RN – CEP 59078-970


IFRN/Central:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | Natal – Central
Sala de Videoconferencia.Prédio da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF).

Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol. Natal – RN I CEP 59015-000

Streaming:
Iremos disponibilizar  no  site do IFRN  um Stream de vídeo simultaneo , onde  quem o acessar apenas irá  assistir, não tendo como participar “ao vivo” do evento;

o endereço para acesso é: http://portal.ead.ifrn.edu.br/sobre-o-campus-ead/videoconferencias neste link, apenas o participante deverá fazer um simples cadastro.
Informações:

www.10dimensões.net

Facebook: 10 Dimensões

Twitter:@10dimensoes

DETALHAMENTO:
MESA-REDONDA MIDIATICA:

Mesa-redonda midiática  é uma  estrutura de conversa onde grupos de mais de uma instituição conversam por meio de acesso midiático,no caso  via rede de alta definição gerida pela RNP/Rede Nacional de Pesquisas e que mantem em todas as universidades federais brasileiras pontos de conexão e gerencia.

Esta rede denomina-se Rede IPE e tem desdobramentos em sub-redes por estados e internacionais.

Conecta-se a Rede Giga no estado do Rio Grande do Norte, sendo que os IFRNs tem salas de videoconferencia e equipes espalhados pelo estado.

Em cada unidade do IFRN no estado  há, em principio, uma sala disponível para videoconferencias, com acesso virtual e presencial simultaneo. É esta rede que iremos acessar e nela trabalhar.

Cada  instituição participante também realiza  convites à presença local de convidados interessados para assistir presencialmente( local) e midiaticamente à mesa-redonda.

Manteremos ainda um  link de streaming para qualquer pessoa assistir o evento a partir de seu computador em casa, desde que munido de rede internet.

ESTRUTURA PROPRIAMENTE DITA  DA MESA-REDONDA:

1-Palestra inicial de 40 minutos  de cada um dos  convidados

2-Debate  a seguir  sobre o tema entre os dois convidados e público, o qual sera  formado preferencialmente por alunos e professores  interessados na área, seja da UFRN, seja do IFRN, da UFABC e MediaLab da  UFG, publicos conectados pela rede de alta definição.

.

 UFG MEDIA LAB:

http://medialab.ufg.br/site/?page_id=121

Apresentação

O Media Lab / UFG realiza pesquisas e inovação tecnológica com o intuito de tornar a UFG referência Nacional na área, tendo os seguintes objetivos:

  • Implementar pesquisas prospectivas de inovação tecnológica;
  • Auxiliar os PPGs no desenvolvimento de projetos de mestrandos e doutorandos, que estejam articulados com as áreas de atuação do Media Lab UFG;
  • Divulgar os avanços da cultura tecnológica nos segmentos do Media Lab UFG, a partirde promoção de eventos artísticos e científicos, locais, nacionais e internacionais;
  • Viabilizar pesquisas cujos eixos estejam articulados com os eixos do Media Lab UFG
  • Manter franco diálogo com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, fortalecendo a pesquisa na UFG
  • Estabelecer convênios com outros centros de pesquisas de mesmos eixos temáticos
  • Estreitar relações com o mercado, prospectando soluções/inovações com uso comercial/social
  • Oferecer estágio pós-doutoral;
  • Receber professores e pesquisadores visitantes para desenvolvimento de pesquisa;
  • Oferecer residência científica e/ou artística, a partir de programas próprios e/ou dos PPGs conveniados;
  • Oferecer cursos de especialização e de extensão, nos eixos temáticos do Media Lab UFG.

Eixos temáticos

  • Arte tecnológica
  • Design de Interfaces computacionais
  • Música e tecnologia
  • Comunicação mediada por computador
  • Sistemas de computação cognitiva
  • Visualização de informações
  • Interação usuário-sistema
  • Tecnopsicologias e Psicotecnologias

Infra Estrutura

Laboratório de software e hardware, salas de pesquisa, sala de exposição, estúdio de vídeo, foto e áudio, sala de tratamento de imagem, sala de reunião e mini-auditório.

Foco

Auxilio a pesquisa prospectiva dos PPGs conveniados, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e desenvolvimento de pesquisas de inovação tecnológica, nas diversas áreas, com corpo pesquisador próprio e/ou vinculado aos PPGs conveniados.

A UFG é o órgão responsável pela manutenção do MediaLab UFG, no que diz respeito a corpo pesquisador, equipamentos e respectiva manutenção, corpo técnico e de limpeza e segurança.

Adicionalmente o MediaLab UFG poderá buscar junto a iniciativa privada a viabilização de projetos científicos e artísticos, a partir de convênios e patrocínios.

Gestão

O Media Lab / UFG é iniciativa do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas, cabendo a este a definição de seu diretor, salvo indicação outra por parte da Reitoria, sempre tendo por base os objetivos especificados.

O Media Lab / UFG terá corpo científico próprio, formado por pesquisadores indicados pelos PPG conveniados.

Procedimentos de gestão são definidos em regulamento próprio, aprovado pelo Corpo Científico do Media Lab.

Internamente haverá as funções de Diretor e vice-diretor, além de comissões e/ou comitês específicos, para desenvolvimento de programas, cursos e projetos.

PPG Conveniados

  • Arte e Cultura Visual – FAV
  • Música – EMAC
  • Ciência da Computação – INFO
  • Comunicação – FACOMB

Outros Convênios

Rede Nacional de Artes Interativas – coordenado por Prof. Dr. Cleomar Rocha com sede no Media Lab / UFG. Integram a rede pesquisadores da UFG, UnB, USP, Unicamp, PUC-SP, Anhembi-Morumbi, UNISO, UNESP, Paço das Artes -USP, UFBA, UFRB, UFSC, UDESC, UFRGS, UFSM, UFES, UFMG e UFRJ.

http://www.youtube.com/watch?v=EUtDbpQQ22Q

UFABC 

BAT/Bacharelado Interdisciplinar em Arte e Tecnologia

ANTEPROJETO

(Proposta Preliminar)

Cursos Pós-BI:

1.Comunicação Digital e Ciências da Web

2.Tecnologia do Entretenimento

3.Design

4.Narrativas Audiovisuais

5.Performances e Poéticas Digitais

6.Museologia e Curadoria

7.Produção e Gestão de Arte e Cultura

8.Licenciatura em Artes e Licenciatura em Arte-Educação

O BATpretende privilegiar o domínio prático-reflexivo dos novos meios.O curso não se limita às técnicas e potencialidades tecnológicas, mas busca a reflexão sobre questões contemporâneas na apropriação destes novos meios. Neste percurso, serão incentivados o espírito crítico sobre a tecnologia, a capacidade de visão sobre as especificidades de novas linguagens, os desdobramentos sociais e o diálogo rico entre os produtos de meios tradicionais e tecnológicos. O curso incentivará o desejo de pesquisa do estudante diante da permanente mudança e inovação tecno-científica e o profissional de Arte e Tecnologia deverá estar apto a investigar e desenvolver interfaces amigáveis com as novas tecnologias.

A proposta se caracteriza pela flexibilidade na combinação de módulos obrigatórios, eletivos e livres, que correspondam às necessidades e expectativas dos alunos de forma a expressar a adoção do princípio da autogestão de sua formação.

A organização disciplinar nos três primeiros anos do curso é constituída através de eixos do conhecimento transversais às áreas específicas:

Poética; Informação e Entretenimento; Web, Redes e Interfaces Digitais; Hibridismo; Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade; Imersão e Cinemática; Tecnociência e Arte, Experimentação e Estética; Imagem e Design; Roteiro e Dramaturgia, Arte e Cultura, Museologia e Curadoria.

1476298_637861256257030_512377884_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: