DIMENSÃO SONORA

Estaremos realizando em 30 e 31 de agosto, a 19ª Dimensão – Sonora  e  nono evento do Ciclo 2  do Projeto na área de  Arte e Tecnologia – “10 Dimensões: Diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia (UFRN/UFPB/IFRN/FAPERN) em  João Pessoa-PB  no Auditório do CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da da UFPB/Universidade Federal da Paraíba  das 15h as 17h, em ambos os dias.

O evento proporcionará a apresentação e discussão de trabalhos que privilegiem  novas experiências  com o fenômeno som, seja pela alteração, intensificação e criação de espacialidades  sonoras, seja pela criação de novos sons  e experiências com as sonoridades possibilitadas pelos novos meios tecnológicos.

Teremos  como convidados externos  os Professores Ms. Sergio Kafejian http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273273Y6, Diretor Artístico do Camerata Aberta, principal conjunto de música nova do Brasil atualmente ; o Grupo   N-1 http://n-1.art.br/ , formado   por     Alexandre  Fenerich (UFJF) http://www.myspace.com/alexandresperandofenerich e Giuliano Obice http://giulianobici.com/site/bio.html, importante grupo de música experimental multimídia jovem no Brasil. Teremos ainda a participação do Professor Dr. Alexandre Reche (coordenador da Escola de Música da UFRN) e mediação de Paulo Ró.

Quando: Dias 30 e 31 de agosto de 2012, às 15h

Local: Auditório do CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB/Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

1) Dia 30 de maio, quinta-feira:
15h00:

Palestras e apresentações com os músicos e pesquisadores:

– Grupo   N-1, Alexandre  Fenerich (UFJF) – presencialmente e Giuliano Obice via internet.

– Ms. Sergio Kafejian.

2)Dia 31 de agosto, sexta-feira:
15h00:

Mesa–redonda sobre A criação sonora e os novos meios tecnológicos

Participação de:  Ms. Sergio Kafejian (FASM), Ms. Alexandre  Fenerich (UFJF), Prof. Dr. Alexandre Reche (UFRN) e mediação do músico Paulo Ró.

_________________________________________________________________

PROGRAMA DETALHADO:

1)Dia 30 de agosto, quinta-feira:
15h00, Palestras e Apresentações:

   1.1) Prof. Ms. Alexandre Fenerich

Set de surfing on turntables

Gustav Mahler e Odair José; instrumentos digitais e vitrolas portáteis; computadores fazendo música e a apropriação de brinquedos chineses: gambiarras estético-técnico-sentimentais como motor da criação do Duo N-1.

A palestra tratará dos processos de criação do duo N-1 enfatizando aspectos que se encontram no seu trabalho: “tecnologia sem ponta”, humor, gambioluteria, remixes audiovisuais, ruidismo, circuit bending, preparação de cds e vinis, eruditismo da precariedade, experimentalismo, entre outras: formas que se apresentam em performances audiovisuais imersivas e cômicas, numa prática musical e de criação tecnológica que transita por entre as fronteiras que definiram o “popular” e a “vanguarda”.

Apresentação musical midiática Grupo N-1 :

Vídeos:

Marulho Oceânico:

Metaremix

Surfing on Turntables

Alexandre_Fenerich Soundcloud

Entrevista – Giuliano Obici

   1.2) Palestra com o músico e pesquisador Sergio Kafejian

 

Camerata Aberta

Trio UNIVERSOS improvisação livre

Cores Sonoras parte1

Cores Sonoras parte2

CONCERTO

Trio Universos:

Monumento Online:

 

2)Dia 31 de agosto, sexta-feira:

15h00 Mesa–redonda sobre A criação sonora e os novos meios tecnológicos

Participação de: Ms. Sergio Kafejian (FASM), Ms. Alexandre  Fenerich (UFJF), Prof. Dr. Alexandre Reche (UFRN) e mediação do músico Paulo Ró.

Alexandre Reche
Ensaiando a Orquestra Neural: Composição musical baseada em ativação de populações de neurônios do córtex sensorial primário

Orquestra Neural

Visual Cortex Cells:

Hubel & Wiesel – Cortical Neuron – V1

Projeto Orquestra Neural no programa Tubo de Ensaio (TVU): “Música e tecnologia”:
Parte1
Parte2

___________________________________________________________

 Bios e N-1:

Sergio Kafejian

Realizou seu bacharelado em composição pela FASM, Mestrado na Brunel University (Londres) e atualmente segue Doutorado na Unesp. Sua produção envolve obras e instalações eletroacústicas, peças instrumentais, e projetos de improvisação e eletrônica em tempo real. Entre suas premiações destacam-se: Festival Internacional de Música Eletroacústica de Bourges (França, 1998 e 2008); Gilberto Mendes de Composição Orquestral (São Paulo, 2008), Bolsa Criação (Funarte, 2009) e Interações Estéticas (Funarte, 2009). É professor de música eletroacústica, música contemporânea e composição além de diretor artístico da Camerata Aberta, ensemble de música contemporânea da EMESP-Tom Jobim.

Duo N-1

O trabalho do Duo N-1 surgiu em 2007 da experimentação sonora, da “gambioluteria” – criação de instrumentos artesanais, adaptações e a apropriação de materiais sonoros diversos do cotidiano – e do improviso nas performances. Após o CD “Jardim das Gambiarras Chinesas” lançado em 2009 o duo intensificou sua pesquisa em performances audiovisuais incorporando microcâmeras, projeção e manipulação de imagem visual. Surgiram trabalhos como Marulho Oceânico, Surfing on Turntables e Metaremix onde os procedimentos estão atrelados a uma investigação sonora relacionada às perspectivas do olhar ao contrato audiovisual. O uso de microcâmeras capturando os gestos dos integrantes durante a performance e a projeção trouxeram novas características ao trabalho do duo.

 Alexandre Sperandéo Fenerich

(São Paulo, 1977) é compositor, flautista e sound designer. É especialista em composição musical eletroacústica, performance musical e criação sonora audiovisual, além de instalações interativas, soundwalkings e documentários sonoros. É graduado em música pela Unicamp (2002), mestre em música pela UFRJ orientado por Rodolfo Caesar (2005) e doutor em musicologia pela USP, orientado pelo prof. Dr. Fernando Lazzetta. Trabalha desde 2007 com Giuliano Obici no Duo N-1 e é desde 2012 Professor Adjunto no curso de música da UFJF/Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Giuliano Obice

Artista experimental com ênfase em arte sonora. Doutorando pela Escola de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo com bolsa do DAAD na Technische Universität de Berlin no Audiokomunikation. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP com o livro “Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros” editora 7Letras e graduado em psicologia. Foi professor no curso de Produção Musical da Escola de Artes na Universidade Anhembi Morumbi. Ministrou cursos em arte digital abordando temas como interação em tempo real em áudio e vídeo, luteria digital, experimentação sonora, bem como instalações utilizando software e hardware livre. Com Alexandre Fenerich forma o duo N-1 lançando em 2009 o CD Jardim das Gambiarras Chinesas. Tem participando de festivais como Wordtronics Berlin, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Live Cinema, Festival de Arte Digital, Encontro Internacional de Arte Sonora, Jornada de Cinema Silencioso, Ciclo de Arte Sonora Parque Lage, Conexões Tecnológica, DIS Eexperimental, Festival Ibrasotope, Linux Audiio Conference, Pure Data Conference entre outros. Últimos trabalhos: Concerto para Lanhouse e Comprimido. 

Alexandre Reche

Bacharel em Música, habilitação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1998), Mestre (2002) e Doutor (2007) em Música, área de concentração Composição, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor da cadeira de Composição, Música & Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Schillinger de Composição Musical e Software Livre.

Paulo Ró:

O cantor e compositor paraibano Paulo Ró junto com seu irmão Pedro Osmar criou o grupo de estudo e de música experimental Jaguaribe Carne. Passaram pelo grupo nomes como: Chico César, Vital Farias, Totonho, Paulinho Ditarso e Escurinho. O grupo divide sua discografia entre CDs instrumentais e de Canções. Em 2003 lançou o CD – Vem no Vento – que conta com a participação de vários artistas que passaram pelo grupo, que hoje se destacam com trabalhos autorais como Lenine.

Música da Paraíba
Paulo Ró

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: