Dimensão Extra Internacional – Dimensão do Espaço e Lugar II/ Mídias Locativas

Estaremos realizando em 20 e 24 de agosto próximos um evento internacional, a Dimensão Extra – Dimensão do Espaço e Lugar II/Mídias Locativas, evento também integrado ao Ciclo 2 do Projeto na área de  Arte e Tecnologia – “10 Dimensões: Diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia(UFRN/UFPB/IFRN/FAPERN)” conjugado à realização do Seminário internacional MÍDIAS LOCATIVAS E SUAS POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS-Seminário/Oficina Walkingtools(EDITAL UFRN/PROGRAD/PPG/ PROPESQ/ PROEX No 09/2011 – SELEÇÃO PÚBLICA PARA APOIO A REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS 2012/2), ambos a serem realizados no Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teremos  como convidados externos os professores doutores Cícero Inácio da Silva (UFJF/Universidade Federal de Juiz de Fora – BRASIL), Brett Stalbaum (UCSD/Universidade da California em San Diego-EUA), Nadja Carvalho (UFPB) e Marcos Alberto Andruchak, chefe do Departamento de Artes (UFRN), mediará a mesa-redonda.

A Dimensão-Extra e o seminário tratarão da complexidade das noções de espaço e lugar proporcionadas pelas mídias locativas e suas possibilidades estéticas, culturais e relativas as novas experiências contemporâneas relativas ao espaço e narrativas surgidas pelos novos meios móveis. Oferecerão um panorama geral sobre as mídias locativas e suas possibilidades artísticas, estabelecendo suas relações com intervenções urbanas geo-referenciadas no espaço da cidade e discutindo as noções de espaço e lugar nas sociedades contemporâneas, onde os territórios informacionais se sobrepõem aos territórios físicos e sociais.

O Prof. Dr. Brett Stalbaum (UCSD-EUA), http://visarts.ucsd.edu/~gd2/faculty/brettstalbaum , é docente no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) e professor-orientador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Artísticas (Ph.D. e MfA). Na UCSD também coordena o curso interdisciplinar em Computação e Artes (ICAM). É pesquisador especializado em teoria da informação, banco de dados e desenvolvimento de software. É formado no CADRE e trabalhou como pesquisador e artista performático em grupos como C5 Corporation, o Electronic Disturbance Theater e mais recentemente no projeto http://www.walkingtools.net/

http://bang.calit2.net/xborder/

O Prof. Dr. Cícero Inácio da Silva (UFJF), http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N712145 é pesquisador e professor na área de tecnologias digitais, mídias e coordenador do Grupo de Software Studies no Brasil. É Pesquisador Associado ao Center for Research in Computing and the Arts (CRCA) na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Tem organizado congressos e seminários nacionais e internacionais na área de tecnologias digitais, novas mídias e software studies, destacando-se os seminários Computing in the Arts na UCSD, Tecnocriações e Estética e Novas Tecnologias, entre outros. Seus últimos projetos na área de mídias locativas dialogam com os processos de geolocalização (www.GPSart.net) e comunidades virtuais e redes sociais via GPS (GPSface em www.GPSface.net).

www.cicerosilva.com

http://www.softwarestudies.com.br

Esta Dimensão  será organizada em local,  datas e horários distintos do usual no projeto,  realizando-se desta vez de acordo com a programação do seminário, integrando-o como abertura e evento final do evento(vide abaixo), sediado na UFRN .

Os interessados poderão inscrever-se em um ou em ambos eventos, sendo que a inscrição para  participação no Seminário implica  em inscrição para a totalidade do evento  de 5 (cinco) dias e para a Oficina Walkingtools: vendo e ouvindo sua latitude e longitude, de 20 a 24 de agosto de 2012 das 13h00 as 18h00; no  DEART/UFRN.

Quando: Dia 20 de agosto (segunda-feira) às 13h00 e dia 24 (sexta-feira) às 17h00.

Local: Departamento de Artes – UFRN

Av. Senador Salgado Filho, 3000, Campus Universitário-Lagoa Nova, Natal/RN
CEP- 59078-970, tel: 55 84 3215-3550.

______________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃOSEMINÁRIO:

Ministrantes:

Cícero Inácio da Silva (UFJF)

Brett Stalbaum (UCSD/Universidade da California em San Diego- EUA)

Organização: Profa. Dra. Laurita Salles (UFRN)

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

Seminário Mídias locativas

Oficina Walkingtools: vendo e ouvindo sua latitude e longitude

Capacitará interessados no uso das ferramentas de programação para sistemas de celulares dotados de GPS (sistema Walkingtools para Android)

Quando: de 20 a 24 de agosto
Horários: das 13h00 as 18h00
Onde: Sala 14, no DEART

Programa
A) Introdução às mídias locativas
B) A Land Art, o espaço urbano e a mídia georepresentacional
C) Introdução às ferramentas de programação (sistema Walkingtools para Android)
D) Programando sua própria obra de arte locativa
E) Apresentação dos projetos desenvolvidos

Walkingtools

O projeto Walkingtools é uma colaboração artística bi-nacional entre Brasil / EUA na área de mídias locativas que visa produzir obras artísticas através da utilização de novas tecnologias que promovam o uso da mídia local na educação e nas práticas experimentais, utilizando a computação móvel para interagir com os espaços físicos em torno de nós de maneira intensa. Seu foco de pesquisa é analisar os fundamentos cognitivos ligados a experiência de localização espacial, de que forma nossos cérebros criam mapas narrativos ligados ao nosso meio ambiente, como aprendemos novos lugares, qual o comportamento de uma pessoa perdida e que narrativas se produzem a partir dessa experiência e a criação de roteiros e modelos explicativos de localização em relação a Robótica e inteligência artificial.

http://vimeo.com/walkingtools/videos

youtube: http://www.youtube.com/watch?v=zaWnfk-CeUo

http://www.youtube.com/watch?v=SvfMWyUoIoU&feature=plcp

Apresentação de Cícero Silva projeto de Brett Stalbaum, o Transborder Immigrant Tool:http://prezi.com/w6t_sgtogpmb/transborder-immigrant-tool-arte-estetica-e-politica/

_____________________________________________________________

PROGRAMA DETALHADO Dimensão Extra:

1) Dia 20 de agosto, segunda-feira:
Sala 21 no DEART

13h00Palestra conjunta com Cícero Inácio da Silva (UFJF/Universidade Federal de Juiz de Fora – BRASIL) Brett Stalbaum (UCSD/Universidade da California em San Diego- EUA):

Apresentação de possibilidades artísticas das Mídias Locativas, traçando um panorama geral sobre as noções de espaço e lugar na sociedade contemporânea, estabelecendo suas relações com intervenções urbanas geo-referenciadas no espaço da cidade,   onde os territórios informacionais se sobrepõem aos territórios físicos e sociais. Também serão abordadas as possibilidades de novas narrativas e ficções proporcionadas por estas mídias.

2) Dia 24 de agosto, sexta-feira:
Sala 21 no DEART

17h00- Mesa-redonda Mídias locativas e novas espacialidades,  onde serão também comentados sobre os trabalhos realizados.  Participação de Cícero Inácio da Silva (UFJF/Universidade Federal de Juiz de Fora – BRASIL), Brett Stalbaum  (UCSD/Universidade da California em San Diego- EUA), Nadja carvalho (UFPB). Mediação: Marcos Alberto Andruchak,  chefe do Departamento de Artes (UFRN).

Tema da Prof. Nadja Carvalho para Mesa-redonda:
GESTOS PERFORMÁTICOS INVADEM A RUA E ESPAÇOS DA MÍDIA CELULAR

As pessoas se comunicam com o mundo a partir de interfaces de diferentes meios: celulares, botões de elevadores, teclados, mouses etc. Os nossos trejeitos estão (e vão sendo) adaptados e conectados a diversos meios.

Refletimos sobre o envolvimento dos sentidos e das técnicas da mídia celular (minimídia, 2007) e seus trejeitos no habitar.

A questão em discussão será como os nossos trejeitos estão (e vão sendo) adaptados e conectados a essa multiplicidade de meios.

_____________________________________________________________

PRÉ-INSCRIÇÃO PARA SEMINÁRIO

PRÉ-INSCRIÇÃO PARA DIMENSÃO EXTRA-ESPAÇOLUGAR II

______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Mini-bios

Brett Stalbaum

É docente no Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) e professor-orientador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Artísticas (Ph.D. e MfA). Na UCSD também coordena o curso interdisciplinar em Computação e Artes (ICAM). É pesquisador C5 especializado em teoria da informação, banco de dados e desenvolvimento de software. Seus projetos atuais giram em torno de experimentação  da paisagem, desenvolvimento de software, Media Location Aware e teoria interdisciplinar.Tem participado de  vários projetos individuais e colaborativos e publicado extensamente sobre a arte digital, seu contexto e estética, assim como em mídia Location Aware. Foi editor da Switch, revista do CADRE Digital media lab. Seus projetos atuais giram em torno de experimentação paisagem, desenvolvimento de software, Media Location Aware e teoria interdisciplinar. Interesses de Investigação: Big Data, Sistemas de Informação Geográfica nas Artes, e mídias locativas. Foi co-fundador da Electronic Disturbance Theater, em 1998, para o qual co-desenvolveu o software FloodNet (http://www.thing.net/~rdom/ecd/ecd.html ), que tem sido usado em favor do movimento Zapatista. Em colaboração com o C5 (www.c5corp.com), participou no desenvolvimento da Iniciativa Paisagem C5 (http://www.c5corp.com/projects/landscape/index.shtml)  sendo o principal desenvolvedor para o banco de dados Paisagem C5, uma API de código aberto para acessar e processar dados GPS e GIS. Em colaboração com Naomi Spellman ajudou a organizar oLocative Media in the WildWorkshop em julho de 2005. (Http://34n118w.net/Workshop/ ).Outro trabalho recente inclui Remote Location 1:100.000, trabalho de performance / instalação / móbilidade com Paula Poole na Grande Deserto de Salt Lake (para o Center for Land Use Interpretation Wendover Residency Program), entre inúmeros trabalhos.

Cícero Silva

É pesquisador e professor na área de tecnologias digitais, mídias e coordenador do Grupo de Software Studies no Brasil. É Pesquisador Associado ao Center for Research in Computing and the Arts (CRCA) na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Foi Visiting Scholar na Universidade da Califórnia, San Diego (2006-2007/apoio CAPES), onde desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado sob orientação de Ted Nelson e Noah Wardrip-Fruin e na Brown University (2005/apoio CAPES/MEC), local onde realizou parte de sua pesquisa de doutorado junto a pesquisadores como George Landow, Noah Wardrip-Fruin e Roberto Simanowski. É autor do livro Plato online: nothing, science and technology (All Print), coordenador do Comitê Científico do FILE e do comitê Científico do FILE Labo (Qualis A Internacional/2008). Cicero tem organizado congressos e seminários nacionais e internacionais na área de tecnologias digitais, novas mídias e software studies, tais como os seminários Computing in the Arts na UCSD, Tecnocriações e Estética e Novas Tecnologias, entre outros. Seus últimos projetos na area de mídias locativas dialogam com os processos de geolocalização (www.GPSart.net) e comunidades virtuais e redes sociais via GPS (GPSface em www.GPSface.net). Seu mais recente trabalho artístico dialoga com os processos de espacialização e localização. Desenvolvido em parceria com Brett Stalbaum, o sistema walkingtools.net e o software HiperGps são ferramentas de produção em software livre de arte tecnológica para celulares. Atualmente coordena no Brasil a pesquisa Culturevis (http://culturevis.com), em parceria com o grupo de Software Studies da UCSD, sobre novos formatos de visualização com grandes datasets de informação através do sistema Highly Interactive Parallelized Display Space (HIPerSpace), que alcança a definição de milhões de pixels. Desenvolve também a pesquisa Explorers, que estuda as novas definições e formatos de utilização de sistemas Open Source e Software livre no Brasil. É autor do livro The Explorers: Open Source and Free Software in Brazil, no prelo pela MIT Press (co-autoria de Jane de Almeida) e do capítulo HyperTed, a ser publicado na reedição do livro Computer Lib/Dream Machines de Ted Nelson, pela MIT Press em 2009/2010, sob a organização de Noah Wardrip-Fruin, com textos de vários colaboradores sobre a influência do inventor do Hipertexto e da Hipermídia.

Nadja Carvalho

Graduada em Comunicação (UFPE), Mestrado em Sociologia (UFPB) e Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Professora no Curso de Comunicação em Mídias Digitais e no Mestrado de Comunicação em Culturas Midiáticas da Universidade Federal da Paraíba. Realizou estudos sobre Movie-clip (charges animadas); HQtrônica (histórias em quadrinhos eletrônicas) e Mídia Celular (vídeos, entrevistas). Vem atuando nos campos de linguagens interativas, espacialidades e dispositivos portáteis.  Publicou recentemente Edgar Franco e suas criaturas no Banquete de Platão (2012).

Marcos Andruchak

É artista plástico, professor de arte e arte digital. É doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da USP e mestre em Computação Gráfica pela Escola Politécnica da USP. Trabalha com design gráfico animado, arte e novas tecnologias.É também muralista, envolvido na pintura de painéis em grandes dimensões. www.flickr.com/andruchak | www.andruchak.com.br

Anúncios
Comments
2 Responses to “Dimensão Extra Internacional – Dimensão do Espaço e Lugar II/ Mídias Locativas”
  1. Eliana Riddle disse:

    como faço minha inscrição???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: