DIMENSÃO CIÊNCIAS, a 15ª Dimensão

   Estaremos realizando em 29 e 30  de março próximos a 15ª Dimensão – Ciências e  quinto  evento do   Ciclo 2  do Projeto na área de  Arte e Tecnologia – “10 Dimensões: Diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia (UFRN/UFPB/IFRN/FAPERN) em  João Pessoa, Paraíba, no Auditório 211 da UFPB/Universidade Federal da Paraiba.

   O evento trará artistas e pesquisadores que transitam entre Arte e Ciência, que farão palestras e apresentações de seus  trabalhos para o público, envolvendo desde  jogos que captam as ondas cerebrais ao uso de nanotecnologia (http://www.annabarros.art.br/links.html) a interatividade entre o organismo do usuário (sinais neurofisiológicos e ondas cerebrais) e o computador (games) pelo emprego de bio-interfaces (http://www.rachelzuanon.com/neurobodygame/pt/interna.php#/Video) a investigações que discutem as relações entre a filosofia da ciência e a estética.

   A 15ª Dimensão tratará da complexidade das relações entre Arte e Ciência proporcionadas pelas novas tecnologias, e pelo aparato científico como espaço de investigação artística. Serão  abordadas a complexidade das relações entre as determinações da criação poética e a lógica científica, entre outras questões .Os palestristas comentarão suas trajetórias artísticas e na área de Filosofia  ( Filosofia da Ciência e Estética) estabelecendo diferenciações e  nexos entre ambos os campos, assim como vetores de trânsito entre ambas.

   Virão como convidadas externas, as Profa. Dras.ANNA BARROS, artista e curadora na área de Arte e Ciência e a Profa. Dra. RACHEL ZUANON, da Universidade Anhembi-Morumbi, ambas de São Paulo. Teremos ainda a participação do Prof. Dr. Eduardo Pellejero ( http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=S8086012 ) da UFRN/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte que  tratará  da ficção nas artes e nas ciências.

PROGRAMA
1)Dia 29 de março, quinta-feira:

17h30:

Palestras com:

– ANNA BARROS

Título da Palestra: NAVEGANDO PELA LUZ.Sobre a  obra da artista.

Resumo:

Minha obra pode ser resumida em

Busca da Luz: a transparência

a desmaterialização

a luz como sujeito e técnica

O feminino arquetípico: a natureza

metáforas

Técnicas: tradicionais

arte e tecnologia

Apresentação com vasto material imagético.

 Links:http://www.annabarros.art.br/index.html

–  RACHEL ZUANON

Título da palestra: Bio-Interações: processos de criação colaborativa entre organismo do usuário e computador

Apresenta e discute a relação Arte-Design-Neurociência-Tecnologia a partir do conceito “Computador Vestível Afetivo Co-evolutivo”, cunhado em 1998 pela pesquisadora. Discorre sobre o fazer artístico e projetual das obras “BioBodyGame” (2008) e “NeuroBodyGame” (2010), por meio das quais aborda a interatividade entre o organismo do usuário (sinais neurofisiológicos e ondas cerebrais) e o computador (games) pelo emprego de bio-interfaces. Desenvolve o conceito de bio-interfaces interativas e suas aplicações.

Links: http://www.rachelzuanon.com/

 

 

 

 

 

 

 

2)Dia 30 de março, sexta-feira:

17h30 Mesa–redonda sobre A complexidade das relações entre  Arte e Ciência no Auditório 211 da UFPB/Universidade Federal da Paraiba.

Profa. Dra. Anna Barros, artista e curadora na área de Arte e Ciência, e Rachel Zuanon, da Universidade Anhembi-Morumbi, ambas de São Paulo. Teremos ainda a participação do Prof. Dr. Eduardo Pellegero  da UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte que  tratará das relações entre Arte e Ciência do ponto de vista da Filosofia .

Maiores informações podem ser  obtidas junto ao site: www.10dimensões.net e no local

>>>>FAÇA AQUI SUA PRÉ-INSCRIÇÃO<<<<

Mini-bios:

Anna Barros

Artista, curadora. Doutorado sandwich em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e San Francisco Art Institute. Presentemente na Unesp- GIIP, grupo de pesquisa. Arte computacional, nanoarte. Expõe no Brasil e no exterior. Livros publicados: A arte da Percepção. Um namoro entre a Luz e o Espaço. São Paulo: Annablume Editora, 1999, 2ª edição 2010; Mídias e Artes.Os desafios da arte no início do século XX, Org, com Lúcia Santaella. São Paulo: Unimarco Editora, 2002; Nano: Poética de um mundo Novo. Org. museu de Arte Brasileira, MAB, FAAP, 2008. Indicada para o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, 2009 pelo percurso de carreira.

Rachel Zuanon

Artista midiática e designer, pesquisadora e docente do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Design: criação, linguagem e tecnologia. Coordena o NeuroArtDesign Lab, o Sense Design Lab e o TVDi Design Lab. Sócia-Diretora da Zuannon Soluções Integradas em Design, Interatividade e Tecnologia. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Membro da Sociedade Brasileira de Biometria Funcional (SBBF). Finalista FILE Prix Lux (2010); Premiada com o Rumos Arte Cibernética (2007); Menção Honrosa no Rumos Itaú Pesquisa (2003), ambos concedidos pelo Itaú Cultural; Prêmio APCA (2000), entre outros. Com trabalhos artísticos e científicos apresentados nos principais eventos e congressos nacionais e internacionais da área.

Eduardo Pellejero

O pesquisador  é graduado em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade do Salvador (Argentina, 2000) e doutorado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal, 2006). Desde 2009 é professor de Estética na Universidade Federal de Rio Grande do Norte (Brasil). Forma parte do Programas de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Filosofia da mesma universidade. Atualmente desenvolve pesquisa no domínio da filosofia (política) da arte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: