Dimensão Cinemáticas

Acontece nos dias 24 e 25 de novembro próximos a 13ª Dimensão – Cinemáticas e  terceiro  evento do   Ciclo 2  do Projeto na área de  Arte e Tecnologia – “10 Dimensões: Diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia (UFRN/UFPB/IFRN/FAPERN)” em  João Pessoa, Paraiba , no Auditório 211 da UFPB/ Universidade Federal da Paraiba. O evento dará   continuidade às atividades de qualificação local para  a constituição de agentes e protagonistas para a realização de eventos locais e regionais na área de arte e tecnologia, oferecendo também  Mini-cursos  relacionados ao Audiovisual.

A Dimensão Cinemáticas  tratará da questão da imagem em movimento e dos campos de ação instaurados por ela junto aos novos meios.Os palestrantes abordarão o campo da imagem em movimento  a partir de tres vetores: como novos cinemas e  como imagem em movimento em um campo espraiado e, ainda , do ponto de vista da produção de artefatos tecnológicos para transmissão e interatividade na área. Serão apontados o  campo da imagem cinemática  junto ao dispositivo cinema em suas novas configurações como o da imagem de alta definição  4K  e estereoscópica como estratégia para a percepção e vetor  de linguagem em aberto  no campo do audiovisual ;  em  contraponto será  discutida  a imagem cinemática instaurada no campo expandido  e abrangente das imagens em movimento apresentadas através de múltiplas configurações e  possibilidades, tendo em conta a abrangência  do    campo  aberto pelas imagens tecnológicas e numéricas em suas inúmeras  facetas, abarcando desde as artes do vídeo, ao micro-cinema, às instalações e seus dispositivos multifacetados e muitas vezes, situados, oferecendo, assim  um panorama abrangente da área. Será também apresentada a experiência do LAVID/Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital/UFPB como produtor de artefatos tecnológicos para transmissão e interatividade em espetáculos de dança telemática, jogos inter ativos e telemedicina.

Virão como convidadas externas, a Profa. Dra. Jane de Almeida, da Universidade Presbiteriana Makenzie  e a Profa. Dra. Christine Mello, da FAAP-Fundação Armando Álvares Penteado e da FASM/Faculdade de Artes Santa Marcelina, ambas de São Paulo. Teremos ainda a participação de  parceiros da UFPB/Universidade Federal da Paraíba- Profa. Tatiana Aires Tavares, do LAVID/Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital e , ainda, da Profa. Dra. Maria Helena Braga e Vaz da Costa,  da UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte que  tratará da representação dos grandes centros urbanos no cinema nos contexto da modernidade e pós-modernidade. Mediará nossos debates o professor Pedro Nunes Filho da UFPB, Universidade Federal da Paraíba.

PROGRAMAÇÃO:

1)Dia 24 de novembro, quinta-feira:

17h30:
Palestras com:

-Jane de Almeida

Título da Palestra: Cinemas Contemporâneos
Resumo:A esfera pública tem sido uma preocupação de pensadores há alguns anos e o cinema participa de forma inequívoca desta preocupação. Hoje, com a expansão das formas cinemáticas (instalações, painéis, internet, transmissões etc) quais seriam as estratégias dos cinemas contemporâneos para um efetivo diálogo com o espectador?
Links: www.estereoensaios.com.br http://wiki.rnp.br/pages/viewpage.action?pageId=47547370

– e Tatiana  Aires Tavares do LAVID/Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da UFPB
(Foto em anexo)

Título da palestra:O desenvolvimento de tecnologias digitais voltadas a interação e visualização remota

Resumo:A utilização crescente de tecnologias digitais, especialmente, vídeo digital é mais que uma tendência na rede, é uma realidade. O desenvolvimento dessas tecnologias que são amplamente consumidas por usuários casuais e especialistas exige uma forte preocupação com aspectos multidisciplinares e tecnológicos. Nessa palestra abordamos a experiência do LAVID como produtor de artefatos tecnológicos para transmissão e interatividade em espetáculos de dança telemática, jogos interativos e telemedicina.


2)Dia 25 de novembro, sexta-feira:

-15 hs as 16h30 – Dois Mini-cursos simultaneos:

2a)Jane de Almeida
Mini-curso- Estratégias da imagem nos novos cinemas

Ítens que serão abordados:
1. O cinema reorientado pelos inventores e cientistas
2. Novas estratégias cinemáticas: Alexander Kluge, Harum Farocki e Christian Marclay
3. Cinemas através de redes fotônicas

2b) Maria Helena Braga e Vaz da Costa:
Mini-curso: Imagens da Metrópole e Narrativas Cinemáticas

Temas:
1.Relações entre a cidade, o Cinema e a Modernidade
2.Construções Cinemáticas e a Construção de um Imaginário Urbano
3.Pós-Construções Narrativas da Metrópole


16h30-
Palestra com Christine Mello-  Cinemáticas no contexto contemporâneo
Resumo:O  estudo do movimento na arte e suas traduções no contexto contemporâneo.Análise  do contexto criativo e conceitual das obras:
Retratos in motion, O beijo (2005), de Luiz Duva; Haptic Wall [Op_era],de Daniela Kutschat e Rejane Cantoni; e Notion Motion, (2005/2006), de Olafur Eliasson.Análise crítica das obras sob a perspectiva  do movimento como representação e do movimento como interface.

17h30 – Mesa –redonda Novas cinemáticas e seus dispositivos com
Jane de Almeida, Christine Mello, Maria Helena  Braga, com mediador da UFPB Pedro Nunes

Pré-inscrições e maiores informações podem ser realizadas e obtidas junto ao site: http://www.10dimensoes.net e no local.

FAÇA AQUI SUA PRÉ-INSCRIÇÃO

Mini-bios:

Jane de Almeida

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com estágio pós-doutoral na Harvard University em História da Arte. Tem sido curadora de exposições e mostras de cinema e publicou Achados Chistosos (Educ/Fapesp),  Ordenação e Vertigem (2 vols., CCBB), Grupo Dziga Vertov (CCBB/MinC/witz / Org.) e Alexander Kluge: O quinto ato (Cosac Naify – Org.), entre outros.  Atualmente coordena o Grupo de Trabalho de Visualização Remota de aplicações Avançadas da RNP (Conteúdo Visual) e dirigiu o filme 3D (em 4k) EstereoEnsaios, que estreou no MAM do Rio de Janeiro em setembro.Interesses de  pesquisa: cinema, arte contemporânea e suas relações com as novas tecnologias computadorizadas


Christine Mello

Christine Mello é pesquisadora e crítica de arte. Professora do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina e da FAAP-Artes Plásticas, possui pós-doutorado em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Curadora da representação Brasileira de Net Art da 25ª Bienal Internacional de São Paulo (2002), integrou a equipe curatorial do Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (2008-2009). Como membro do Conselho da Associação Cultural Videobrasil, fez parte do Conselho Curatorial e de Programação (2003-2008), bem como do Júri de seleção dos 14º., 15º. e 16º. Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc Videobrasil (2003-2007). S uas mais recentes curadorias são Demasiada Presença (Escola São Paulo, SP, 2009), Espaço em relação: fluidez e simultaneidade (Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, 2009), Galeria Expandida (Luciana Brito Galeria, SP, 2010), Tékhne (Museu de Arte Brasileira/ MAB-FAAP, SP, 2010, junto com Denise Mattar) e Lucas Bambozzi-o espaço entre nós e os outros (Laboratório Arte Alameda, México DF, 2011, em andamento). Coordena o Grupo de Pesquisa arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM), sendo autora de Extremidades do vídeo (publicado pela Editora Senac, 2008) e co-autora de Tékhne (publicado pelo MAB-FAAP, 2010).


Tatiana Aires Tavares

Possui graduação em Bacharelado Em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (1998), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Multimídia e Hipermídia, atuando principalmente nos seguintes temas: tv digital e interativa, sistemas multimídia e hipermídia, projeto de interfaces de usuário, vídeo digital e engenharia de software.


Maria Helena Braga e Vaz da Costa

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Possui mestrado (1993) e doutorado (2001) em Media Studies pela University of Sussex – Inglaterra. É professora Associada – DE do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Cinema. Atua como pesquisadora no contexto dos seguintes temas : cinema contemporâneo; estudos sobre a imagem e o espaço; olhares imagéticos sobre a cidade, a arquitetura e o espaço urbano; cultura visual; culturas moderna e pós-moderna.


Pedro Nunes

Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1980) , especialização em Metodologia da Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) , mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988) , doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003) . Atualmente é Adjunto III da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação , com ênfase em Processos midiáticos audiovisuais. Atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica do cinema, tecnologias visuais, cinema eletrônico.

Anúncios
Comments
One Response to “Dimensão Cinemáticas”
  1. Slides da Apresentacao “O desenvolvimento de tecnologias digitais voltadas a interação e visualização remota”- https://docs.google.com/open?id=0B_1-8OagDjZNMmFlM2Y4N2EtM2IzYi00M2NjLThlZmItMjBhOWQ0MGRiMTQy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: