DIMENSÃO COMPUTACIONAL

Entre 10 e 11 de novembro será realizado a Dimensão Computacional, do 10 Dimensões: Diálogos em rede, corpo, arte e tecnologia. Dessa vez em Natal no IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Avançado da Cidade Alta (Antigo Liceu das Artes), Av. Rio Branco, 743 – Cidade Alta.


A Dimensão Computacional tratará das modificações pelas quais atualmente passa a computação, na área de
software e hardware abertos e livres, assim como do espraiamento da computação distribuída, e o surgimento de uma nova geração na área de arte e tecnologia e seus horizontes, trabalhando com plataformas mais leves e abertas, inclusive de programação. Os palestrantes da Dimensão Computacional estabelecem um ponto de vista aberto no campo da programação computacional e suas múltiplas estratégias e possibilidades, abarcando com generosidade suas potencialidades criativas, em particular, as artísticas.

Programação:

10 de novembro

14:30 às 17:15 – Oficina 1

Computação criativa – SCRATCH (16 vagas)

Computação criativa – Scratch – Programa de introdução a programação de computadores lançado pelo MIT dirigido a crianças e iniciantes .

http://www.musa.cc/oficinas/

17:30 às 19:15 – Bate-papo com:

Jeraman (LabOCA – Lab. de Computação e Artes – UFPE)

– Abrindo a caixa-preta: Arte e livre – conhecimento.

Vilson Vieira (MuSa – Multimídia, Sistemas e Artes – USP)

– Computação e Arte

19:30 às 22:30 – Oficina 2

Introdução à programação – PURE DATA (16 vagas)

O que é um computador? O que é uma linguagem de programação? Introdução à lógica de programação; apresentando o Puredata; apresentando conceitos básicos do Puredata:

* Caixas de Objetos, Números, Símbolos e Mensagem;
* Conexões de Sinal e de Controle;

Processamento Audiovisual com o Puredata/GEM

11 de novembro (sexta-feira)

14:15 às 17:30 – Oficina 3

Fluxos múltiplos de vídeo em tempo real – Ferramenta Arthron

Ferramenta Arthron foi desenvolvida pelo GTAVCS do LAVID, e possibilitou o uso de múltiplos fluxos de vídeo, a integração com a infraestrutura já existentes e a interação em tempo-real entre os participantes.

17:30  – Mesa redonda sobre criação artística e programação computacional

Jeraman (UFPE)

Vilson Vieira (USP)

Marcello Passos e Bruno Santos do LAVID – Lab. De Aplicações de Vídeo Digital (UFPB)

mediação:Prof. Moisés Cirilo – IFRN

FAÇA AQUI SUA PRÉ-INSCRIÇÃO

Mini-bios:

Jeraman:

Pesquisador, com base em Recife, Pernambuco, que busca utilizar o livre-conhecimento como linguagem de trabalho, atuando num meio termo entre artista, educador e cientista. Contemplado com o Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética (2009), o prêmio Conexões Tecnológicas (2010) e uma menção honrosa no FILE PRIX LUX (2010), é mestrando em Ciência da Computação pelo CIn/UFPE, com ênfase em Realidade Aumentada e Computação Musical. É também um dos idealizadores do LaboCA – o Laboratório de Computação e Artes (http://olaboca.wordpress.com) – através do qual vem fomentando desde 2010 a realização de laboratórios educativos nômades sobre arte & tecnologia, atuando em todo o Brasil.

http://jeraman.info/

Vilson Vieira:

Graduou-se em Ciências da Computação em 2007 na UDESC/ Universidade Estadual de Santa Catarina. Pesquisa criatividade computacional como mestrando em Física Computacional na Universidade de São Paulo – São Carlos, com bolsa da Capes. Colaborou na criação do coletivo MuSA, Multi mídia, Sistemas e Artes (http://www.musa.cc/) entre outros. É um entusiasta do software e hardware livres, realizando seus projetos usando licenças open source. Procura mixar Arte a Ciência da Computação, especialmente música, pesquisando alternativas diversas para compor e interpretar, sendo estas maneiras feitas com software ou hardware. Seus interesses de pesquisa incluem: música eletrônica (algorítmica), composição musical, computação criativa, arte eletrônica, computação física e inteligência artificial. Recentemente, participou dos seguintes eventos: 2011. SESC Pompéia. SP. BR. Ciclo Hack ,TDC. SP. BR. Making noise with JavaScript. 2010. Galeria Victor Kursancew. SC. BR. Mimesis Mülleriana uma Plágiocombinação.

http://automata.cc/

Live video from your Android device on Ustream


Anúncios
Comments
One Response to “DIMENSÃO COMPUTACIONAL”
  1. ritalima disse:

    Pessoal, tenho interesse em participar. Sou professora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB. Gostaria de ter contato por email com um dos organizadores para saber melhor sobre hospedagem e sobre os mini cursos. Aguardo contato,

    Rita Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: